SEO: Otimização para Sites de Busca

img-seo-01.png

O que é SEO?

SEO(Search Engine Optimization), que significa Otimização para Sites de Busca, nada mais é que um conjunto de estratégias utilizadas que tem por objetivo melhorar o rankeamento de um site nos resultados dos sites de busca.

Essa técnica tem como função deixar seu site mais amigável para os mecanismos de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados de busca.

Por que o SEO é importante?

De algum tempo pra cá o mundo mudou considerávelmente, logo, houve uma evolução relacionado a internet, as empresas que antigamente no geral utilizavam de mídias como: jornais, televisão, rádio, cinema e até mesmo a própria internet, foram perdendo o poder sobre o consumidor. Sendo assim esse poder acabou parando literalmente nas mãos do consumidor, pois, quando o consumidor tem a necessidade de consumir algo, uma das primeiras consultas que ele faz hoje em dia é no Google, que é o site de busca mais conhecido mundialmente, embora, existam outros sites de busca tais como: Yahoo, Bing, Ask e muitos outros.

img-seo-02.png

Quanto tempo leva para um bom posicionamento?

O tempo que leva para um site conseguir um bom posicionamento nos resultados de busca vai depender de vários fatores sem previsão alguma, além do fato que uma previsão de tempo não poderia servir para dois sites mesmo que eles fossem concorrentes do mesmo tipo de conteúdo.

Como foi dito para um site subir de posição nos resultados de busca depende da combinação de diversos fatores que estes sim podem comprometer o tempo do site, alguns sites podem em 1 ou 2 meses apenas chegar as primeiras posições enquanto outros podem levar um tempo maior para conseguir esse posicionamento.

O principal fator deles são seus concorrentes, os websites que já possuem concorrentes fazendo o trabalho de SEO tendem a ter uma dificuldade natural para subir na posição, afinal seu concorrente não abrirá mão daquela posição em que ele se encontra, e caberá a quem está fazendo o SEO do seu website a identificar as brechas deixadas pelos concorrentes. Um outro fator que pode ser considerado é a área de interesse que este site tem em aparecer nas primeiras posições, quando falo de área, estou me referindo a localidade onde pretende manter maior número de clientes, pois, os grandes buscadores já utilizam de buscas por localidades.

Sendo assim o resultado de uma empresa que tem a pretenção de aparecer nas primeiras posições em determinada região pode ocorrer muito mais rápido do que o de uma empresa que pretende aparecer em todo o país.